quarta-feira, 10 de abril de 2013

Especial: Coturno

Coturno, conhecido em inglês como combat boot, é típica bota usada por soldados para proteger os pés em áreas de combate. A sola do sapato, pela sua forma, adere muito bem ao solo, criando atrito para não escorregar e tem o cano um pouco mais alto para proteger os tornozelos, dando estabilidade. O tipo mais tradicional do coturno é feito de couro, com um tratamento de impermeabilização para aguentar os locais mais úmidos.


Atualmente, o coturno é pega fashion, assim como a tendência militarista. Por causa disso, coturnos foram mudando o material e já podemos encontrá-los em verniz e lona, por exemplo. E outros bem coloridos, vermelhos e amarelos, e até mesmo alguns estampados.

Por ser um tipo de sapato bem pesado, é legal contrapor o estilo com peças leves e femininas, valendo até misturar com estampas florais delicadas. Procure não usar calças pesadas ou tipo cargo (aquelas mais largas e cheias de bolsos), porque o coturno já dá essa impressão sozinho e você não vai querer parecer um soldado, não é mesmo?

Ele é ideal com peças que deixam as pernas livres (como saias, shorts e vestidos), leggings, meias-calça ou uma calça skinny. Se quiser ficar com um visual mais punk, acessórios com tachinhas e casacos de couro são uma boa pedida. E uma dica: se o coturno for preto, use-o com calça ou meia calça preta para dar a impressão de ser mais alta.





Beeijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário