quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Leituras de outubro


Sinopse: 'Uma breve história da filosofia moderna' aborda a jornada do pensamento contemporâneo. Assinado pelo especialista Roger Scruton, consiste em um estudo direcionado a todos os públicos - estudiosos, especialistas, curiosos. Proporciona uma viagem através de ideias de Descartes, tido como o fundador da filosofia modernas, aos mais influentes pensadores dos últimos séculos - Wittgenstein, Spinoza, Leibniz, Locke, Hobbes, Hume, Hegel, Kant, Schopenhaur, Kierkegaard, Nietzsche, Marx e Sartre, entre outros.

Minha opinião: Adoro filosofia, peguei o livro na verdade por causa de Kant e Hume, acabei lendo sobre todos, mas pra mim a melhor parte é a dos dois. Três estrelas no skoob.


Sinopse: Baseado em lendas que mostram a diversidade cultural em que se construiu os Estados Unidos, a obra conta a história de Ichabood Crane, que há pouco havia se mudado para um pacato lugarejo. Mas a aparente calma daquela comunidade escondia um segredo macabro: a presença ameaçadora de um cavaleiro sem cabeça vagando pelos campos à noite.

Minha opinião: O livro é lindo, tem figuras lindinhas, a capa roxa e laranja que ficou um arraso e é bem curtinho, dá pra ler em uma hora, mas com toda a certeza do mundo, o filme é muito melhor que o livro. Também três estrelas no Skoob.


Sinopse: Semana de provas e duas notas vermelhas no bimestre. Luna estava preocupada com o seu futuro, ou com o futuro dos seus fins de semana, naquela véspera de prova de matemática. A mãe já havia avisado: mais uma nota ruim e nada de festas, cinema, praia, shopping, televisão ou computador por tempo indeterminado. Os dias não estavam sendo nada fáceis para esta menina de 13-quase-14 anos, cabelos ondulados, inteligente, sensível e descolada. Mas ela não podia imaginar o que a esperava naquela noite. Depois de adormecer com o livro na mão, Luna é visitada pela fada Tatu. E com muito esforço, algumas doses de magia e diálogos impagáveis, a simpática Tatu conquista a confiança de Luna. E um mundo de descobertas incríveis começa a surgir

Minha opinião: Meu Deus, como eu amei esse livro. Estou totalmente apaixonada por ele. Ele é super fofo e encantador, li em um dia, porque mesmo ele sendo infantil, ele é super bem escrito, daquele jeito que só a Thalita sabe escrever. Super indico, e voltando a falar, mesmo sendo para o público mais jovem, ele é tão fofo que você com certeza também vai se apaixonar por ele.



Sinopse: Nova Éter é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. Essa influência e esse temor sobre a humanidade só fim quando Primo Branford, o filho de um moleiro, reúne os que são hoje os herois mais conhecidos do mundo e lidera a histórica e violenta Caçada de Bruxas. Primo Branford é hoje o rei de Arzallum, e por 20 anos saboreia, satisfeito, a Paz. Nos últimos anos, entretanto, coisas estranhas começaram a acontecer...

Minha opinião: É maravilhoso. É perfeito. É incrível. Só tenho elogios para esse livro, ele me encantou completamente. O jeito do autor de contar histórias conhecidas, da nossa infância, mas com uma forma mais moderna e meio macabra. O romance lindo e fofo entre a Maria e o príncipe Axel, tudo lindo. Cinco estrelas pra ele no Skoob.



Sinopse: Nova Éter é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltaram contra as antigas raças. E assim nasceu a Era Antiga. Hoje, Arzallum, o Maior dos Reinos, tem um novo rei, e a esperada Era Nova se inicia. Entretanto, coisas estranhas continuam a acontecer. Uma adolescente desenvolve uma iniciação mística proibida, despertando dons extraordinários que tocam nos dois lados da vida. Dois irmãos descobrem uma ligação de família com antigos laços de magia negra, que lhes são cobrados. Duas antigas sociedades secretas que deveriam estar exterminadas renascem como uma única, extremamente furiosa. Após duas décadas preso e prestes a completar 40 anos, um ex-prisioneiro reconhecido mundialmente pelas ideias de rebeldia e divisão justa dos bens roubados de ricos entre pobres é libertado, desenterrando velhas feridas, ressentimentos entre monarcas e canções de guerra perigosas. O último príncipe de Arzallum resgata sombrios segredos familiares e enfrenta o torneio de pugilismo mais famoso do mundo, despertando na jornada poderosas forças malignas e benignas além de seu controle e compreensão. E a tecnologia do Oriente chega de maneira devastadora ao Grande Paço, dando início a um processo que irá unir magia e ciência, modificando todo o conhecimento científico que o Ocidente imagina possuir. E o mundo mudará. Mais uma vez.

Minha opinião: A cada página virada me apaixono mais pela escrita do Raphael. O segundo livro da trilogia é tão fascinante quanto o primeiro, só que pra mim, o segundo é melhor. Adorei a forma como a cidade mágica de Oz foi citada no livro, como Robin Hood aparece (é claro que com nome diferente, mas só ele rouba os ricos para dar aos pobres). O que eu mais gostei foi a forma como a história de João e Maria se misturam com a história de Cinderela e Rei Arthur. Além de triste, ele foi romântico o suficiente para mostrar duas formas de amor: um amor que nasce entre um príncipe e uma plebeia, e a linda história do primeiro amor de duas crianças, as duas encantadores e lindas, cada qual da sua maneira. Cinco estrelas, com certeza.



Sinopse: Através dos depoimentos dos mais bem-sucedidos jornalistas brasileiros, o autor reconstrói os caminhos desta intricada profissão nos seus mais diversos segmentos: rádio, televisão, revistas e jornais. Um retrato crítico e dinâmico da imprensa em nosso país. As opiniões, entre outros, de Gilberto Dimenstein, Marília Gabriela, Boris Casoy, Joelmir Beting, Otávio Frias Filho e Caio Tulio Costa.

Minha opinião: É meio legal, mas já livros de jornalismo melhores. Confesso que peguei na biblioteca da faculdade por impulso e não gostei.


Esse post é inspirado no blog da Pâmela Gonçalves. Ela faz vídeos sobre as leituras do mês, o blog dela é ótimo e a ideia de fazer em vídeo também, mas eu não me dou bem com câmeras, então prefiro fazer assim mesmo. Quem quiser dá uma conferida, o blog dela é http://garotait.com.br. Eu super indico, gente.

Beijos, e no final de novembro tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário