segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Texto - Forever young




'Sei que a mídia costuma mostrar gente bonita. Revistas, filmes, programas de televisão. Todos lindos. Tudo bem, podem nem ter um rosto harmônico e belo, mas são magros. E hoje em dia, você sabe, só é bonito quem não faz a balança tremer. Capa de revista e reportagens com modelos cheinhas ou mulheres não esquálidas geram polêmica. Gente com celulite vira notícia em jornal. É a lei: seja magro, senão você tá por fora de tudo.

Fiquei chocada. Modelos acham bonito dizer que só comem uma folha de alface. No filme "O diabo veste Prada" uma personagem dizia que estava numa dieta firme e não comia nada a não ser uma fatia de queijo. Pasme: o queijo era ingerido quando ela estava prestes a desmaiar. Mas a arte imita a vida, não é o que dizem? Rolou um texto, na Folha de São Paulo (perdão, não me lembro o nome de quem escreveu), que falava da magreza assustadora das modelos do SPFW.

Luciana Gimenez, que eu acho linda e nada burra, deu uma entrevista dizendo que ela tinha uma geladeira e o marido outra. Em uma entrevista há pouco tempo atrás, ele disse que ela quase não comia. Fiquei pensando: eles não sabem pra jantar, certo? Não chamam os amigos em casa, não tomam vinho, comem uma boa massa e, de sobremesa, uma fatia enorme de bolo com calda de chocolate. Sei que dá pra se divertir sem comer, mas me desculpe: é impossível ser feliz tomando água mineral (sem gás, pra não arrotar) e comendo uma folha de alface enquanto o seu marido e seus amigos tomam garrafas de vinho e se deliciam com uma pizza cheia de queijo. Fora isso, que mulher não necessita de um chocolate (o salvador dos momentos furiosos) nos períodos em que a TPM vira encosto?

A gente se acostuma com um padrão. O pior de tudo é que nem é o padrão real, do dia a dia. Pense comigo: o  comum é ver na capa da Nova, Marie Claire, Claudia e etc. mulheres bonitas e com tudo em cima. O comum é ver no Big Brother lindas bundas e pele bronzeada. Quando aparece uma gordinha numa capa de revista, epa, que estranho, que feio, de quem foi a ideia? Quando uma não-modelo-não-dançarina-não-tarada-por-malhação surge no BBB tomando banho de sol com pneuzinho e celulite, putz, o que deu na cabeça do Boninho, pirou? Ninguém quer ver o imperfeito.

Fiquei chocada, de novo. O motivo de eu ter escrito esse texto é simples. Li uma matéria sobre o filme "Sex and the City". Preste atenção: o filme nem tinha estreado e os produtores já pensavam no terceiro, para fechar com chave de ouro a história das quatro amigas e suas aventuras. O motivo? A maioria está na faixa dos quarenta anos (e uma delas tem cinquenta e três), por isso querem filmar logo para que as personagens pareçam mais novas quando o filme por lançado daqui há uns anos. Além de você ser magra, não pode envelhecer. Senão perde o emprego.


- Clarissa Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário